Os aprovados do concurso da PMPE em 2018 ainda não foram chamados. Atualmente a frota de PMs nas ruas está em torno de 17 mil em todo o Estado de Pernambuco, sendo o menor efetivo nos últimos dez anos.a Polícia Cívil está com uma defasagem na ordem de 50% do seu pessoal: já tem delegacias sem delegados. Além disso, é urgente a abertura de uma m novo concurso no próximo ano. Os Bombeiros Militares ainda mais grave que tem uma defasagem de ordem de 60% do quadro. Segundo Cisneiros, isso mostra a total falta de planejamento do governo do estado com referência a segurança.

De acordo com o estabelecido pela Lei 12.544/2004 prevê que Pernambuco deferia ter 26.825 Militares nas ruas, o que é bem longe do cenário atual, tendo uma defasagem de quase 10 mil Policiais, o que consequentemente, vem elevando os números da violência no Estado.

Segundo Áureo Cisneiros, a violência vem novamente numa crescente no Estado e umas das causas é a falta de efetivo policial. O governador Paulo câmara tem por obrigação recompor com urgência o efetivo policial, o povo precisa de mais segurança, ninguém aguenta mais tanto descaso com a segurança pública. Convocação já de todos os aprovados da Polícia Cívil, Policia Militar e Bombeiro Militar, irei lutar pela convocação de todos.