Após revitalizar toda a Orla de Petrolina, o prefeito e candidato à reeleição, Miguel Coelho (MDB), quer ampliar os atrativos de um dos principais cartões postais da cidade. Ele colocou em seu programa de governo para um segundo mandato, caso se reeleja, dois projetos para embelezar as margens do São Francisco: a criação da Orla III e a expansão da área de convivência da Porta do Rio.
A obra de maior porte será a ligação do calçadão existente na Cardoso de Sá, no trecho do Bêra D’água, até a Avenida Mário Rodrigues. Serão criados cerca de 4 km de corredor viário, ciclovia e passeios urbanos numa área em desuso atualmente. Com isso, além de melhorar a mobilidade do trânsito, o projeto pretende valorizar a região que margeia o São Francisco. A iniciativa será realizada em parceria entre prefeitura e Codevasf.
O segundo projeto é a expansão de uma obra que caiu no gosto do público. Trata-se da segunda etapa da área de convivência da Porta do Rio – espaço construído, este ano, num terreno subutilizado às margens do São Francisco. O projeto traz novos elementos arquitetônicos, esportivos e inclusivos para o público valorizar e interagir com o principal patrimônio natural de Petrolina, o Velho Chico.
Na segunda fase do projeto foram idealizadas novidades como a criação de um píer, um terraço coberto para reunir as pessoas, um anfiteatro, uma ciclovia e três quadras de esportes. O conjunto de equipamentos visa a atender perfis de idades e gostos variados, enriquecendo a oferta de lazer público. “São projetos modernos, que dialogam entre si, e deixarão nossa orla mais bonita. Além de serem ambientes para nossa população, tenho certeza que chamarão a atenção dos turistas pela beleza e riqueza de equipamentos para o público“, adianta Miguel, que já tem o projeto pronto para ser lançado no segundo governo.