Em virtude do fato recente no Estado do Espírito Santo, envolvendo uma criança, o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF instituiu o dia 24 de agosto, como o Dia da Infância. O objetivo é provocar uma reflexão sobre as condições de vida das crianças ao redor do mundo. Devido á necessidade de manter o distanciamento social em função da pandemia do Coronavirus e visando ações preventivas de violência contra crianças e adolescentes, conforme determina o art. 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lagoa Grande/PE, junto com o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal da Assistência Social, decidiu promover a dia da Infância, com informações sobre a rede local de proteção e acolhimento das vítimas infanto-juvenis por todos os tipos de violência, inclusive a sexual, reforçando a garantia de direitos dos infantes.
O Conselho Tutelar em Lagoa Grande funciona em regime de escala durante todos os dias e presencialmente somente casos urgentes. Saiba como proceder diante das violações de direitos das crianças e adolescentes pelo (87) 3869-8030. O CREAS, equipamento da proteção especial da assistência social, na Rua Senador Marcos Freire, nº 17, Centro, encontra-se aberto durante a semana no horário das 08h as 14h oferecendo, em caráter emergencial, assistência psicossocial a qualquer vítima infanto-juvenil. Informações (87) 3869-9156 ou pelo whatsapp (87) 9. 8128-7776. As denúncias sobre casos de estupro, abuso sexual ou violência contra crianças ou adolescentes devem ser feitas diretamente pelo DISQUE 100 ou para a Delegacia de Polícia Civil (87) 3869.8808, o anonimato é garantido.
ASCOM – Gestão de Comunicações Institucionais Jornalista Sérgio Martins (DRT 6056/PE) Mat.: 208316 – Imagem ilustrativa UNICEF