“Por Luska Portela,
Em uma semana em que os casos confirmados do COVID-19, e as taxas de ocupação de leitos tiveram um aumento significativo em nossa cidade, um importante alerta precisa ser feito, as equipes do Centro de Atenção á Pessoa Idosa, que desde o início da pandemia fazem um importante trabalho de orientação aos idosos nas ruas e filas de instituições financeiras, tem encontrado situações recorrentes de idosos que estão saindo de casa para fazer pagamentos de contas e outros serviços bancários para familiares e amigos, pelo fato de terem prioridade no atendimento.
Pessoas com mais de 60 anos, sem exceção, estão no grupo de risco e, caso infectadas, têm chance maior de desenvolver complicações. Até ontem (09), Petrolina registrou 33 óbitos pela COVID-19, destes 21 são de idosos, estamos falando de 63,63% das mortes.
Expor um idoso a uma situação de risco de contágio, ao contato com pessoas em filas e ambientes inseguros, é colocar sua vida em risco, negligenciando sua saúde.
O isolamento e distanciamento social não é nada fácil, principalmente para idosos ativos, acostumados a uma rotina cheia de atividades, mas nesse momento é necessário, essencial a sua vida. Todo mundo tem de fazer sua parte e lembrar que há pessoas que, infelizmente, correm maior risco com esse novo perigo”.