Foi promulgada a Lei nº16.954 que inclui no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado de Pernambuco, o Dia Estadual da Campanha Quebrando o Silêncio. O projeto, de autoria da deputada estadual Dulci Amorim (PT), institui o quarto sábado do mês de agosto como a data dedicada ao enfrentamento do abuso e da violência contra vulneráveis.

Segundo o texto, o objetivo é conscientizar a população, através do ensino de regras simples e eficazes de prevenção e sobrevivência ao abuso. A campanha deve orientar famílias, crianças, idosos, educadores e alunos, através de panfletos, revistas e palestras.

A parlamentar Dulci Amorim comemorou a promulgação da Lei e destacou a importância da mobilização. “Precisamos resgatar o respeito ao próximo. Vivemos em uma sociedade onde a violência é estrutural. Precisamos usar a educação e as ferramentas de disseminação de informações para alertar as vítimas e deixar claro para os agressores que a violência não pode mais ser tolerada”, justificou a autora.

 Sobre a campanha

Quebrando o Silêncio é um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul, (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) desde o ano de 2002.

A campanha se desenvolve durante todo o ano, mas uma das suas principais ações ocorre sempre no quarto sábado do mês de agosto. Este é o “Dia de ênfase contra o abuso e a violência”, quando ocorrem passeatas, fóruns, escola de pais, eventos de educação contra a violência e manifestações na América do Sul.

A cada ano um tema é escolhido para ser discutido e abordado com propósito de conscientizar a comunidade, denunciar abusadores e ajudar as vítimas. ( com informações adventistas.org )