O vereador Paulo Valgueiro encaminhou na manhã desta quinta (30), um ofício para o prefeito Miguel Coelho, solicitando providências urgentes no sentido de intensificar a fiscalização da Guarda Civil para o cumprimento do afastamento entre as pessoas nas filas dos bancos, bem como a instalação de banheiros químicos com desinfecção constante, de pias para higienização das mãos, a disponibilização de cadeiras, além de toldos ao longo da Rua João Clementino e do lado de fora do Centro de Convenções para proteger as pessoas do sol inclemente.

Filas enormes em frente a agências bancárias em Petrolina violam recomendações sanitárias contra o coronavírus. Manchetes como estas estão cada vez mais frequentes na imprensa regional. Pensando em contribuir com a solução desse problema, que coloca a população ao risco de contágio, Valgueiro analisa que é possível manter o funcionamento das agências, no período de emergência e distanciamento social, desde que sejam adotadas medidas para evitar a aglomeração, mas que proporcionem um mínimo de conforto e comodidade às pessoas que precisam ir aos bancos.

 “É necessário e urgente a adoção de outras medidas de prevenção e cuidado, em relação a situações importantes e que sujeitam a população ao risco de contato. As agências bancárias, em especial a Caixa, vem funcionando com a formação de enormes filas, com aglomeração de pessoas, sem fiscalização eficaz, o que só piorou após a liberação do saque do auxílio financeiro emergencial liberado pelo Governo Federal, situação que gerou, inclusive, a imputação de multa à Caixa”, lembra o líder da Bancada de Oposição.

O vereador reconhece que, após inúmeras reclamações e denúncias, o gestor municipal se reuniu com representantes da Caixa para buscar uma solução para as grandes filas e evitar a aglomeração. Decidiram instalar um centro de apoio no Centro de Convenções e a interditar a rua onde funciona a Agência da Caixa, no Centro, com a marcação dos espaços nas filas, o que certamente melhorou a situação, mas não resolveu. “As filas continuam enormes e as pessoas deixam as marcações em busca de sombra, gerando as mesmas aglomerações”, acrescenta.

Atento aos efeitos do Coronavírus, o vereador Paulo Valgueiro vem solicitando várias medidas ao Gestor municipal, algumas já implementadas, a exemplo de incentivos fiscais e prorrogação para o pagamento dos tributos; a isenção da Contribuição de Iluminação Pública; acolhimento para proteger à população de rua com criação de políticas públicas permanentes; auxílio financeiro para os mototaxistas, feirantes e demais trabalhadores autônomos de Petrolina; medidas de proteção à saúde, direitos da população negra e da periferia com a garantia da dignidade humana, a instalação de novos leitos de UTI e hospitais de campanha, fornecimento dos EPI’s imprescindíveis aos servidores públicos municipais, medidas estas que visam amenizar os impactos negativos decorrentes da pandemia no cotidiano dos petrolinenses.

Mônia Ramos/ Jornalista

Assessoria de Imprensa da Bancada de Oposição Petrolina