O governador Paulo Câmara autorizou a convocação de mais 807 profissionais aprovados em concurso público para atuação na rede hospitalar e na gestão de saúde neste momento da pandemia do novo coronavírus. Ao todo, estão sendo chamados 205 médicos, 115 profissionais de outras categorias de nível superior e 487 de nível médio. Com isso, o número de vagas para profissionais de Saúde já abertas para qualificar a rede pública estadual durante a pandemia, por meio de seleções simplificadas e recrutamentos de concursados, sobe para 7.716. A lista completa da nova nomeação está disponível no Diário Oficial deste sábado (16.05) – www.cepe.com.br.
Os profissionais serão lotados nos hospitais Otávio de Freitas (HOF), Getúlio Vargas (HGV), Barão de Lucena (HBL), Agamenon Magalhães (HAM) e da Restauração (HR), no Recife; Regional José Fernandes Salsa (HRJFS), em Limoeiro; Regional do Agreste (HRA), em Caruaru; Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns; Regional Inácio de Sá (HRIS), em Salgueiro; Regional Prof. Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada; e no Belarmino Correia, em Goiana. Ainda haverá lotação no nível central da Secretaria Estadual de Saúde e nas I, III, IV e XII Gerências Regionais de Saúde (Geres).
“Diariamente, o Governo de Pernambuco tem aberto novos leitos para atender a demanda dos pacientes suspeitos e confirmados para Covid-19 no nosso Estado, totalizando mais de 1,1 mil. Esse é um esforço que está envolvendo toda a nossa rede de saúde, com adequações nos hospitais próprios e aberturas de serviços que estavam sem funcionamento. Essa convocação amplia nosso quadro de profissionais para atender as escalas de plantão e garante a devida assistência aos que precisam de atendimento. Contamos com o apoio da população para seguir as medidas que estão sendo implementadas pelo Governo, mantendo as ações de higiene e ficando em casa”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.
Com mais esse chamamento, já são 2.962 concursados chamados para reforçar a rede estadual de saúde e o Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE) desde o início da pandemia. Juntando com seleções simplificadas e recrutamentos, sobe para 7.716 o número de profissionais que estão sendo convocados para qualificar a rede de saúde.
Ao todo, foram abertas quatro seleções simplificadas para reforçar os quadros dos serviços estaduais. As primeiras foram com 2.077 vagas para a SES-PE e 670 para o Complexo Hospitalar da UPE. Além disso, outras 114 vagas foram abertas para atender a necessidade emergencial do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) e mais uma de 24 Apoiadores Institucionais – Enfermeiros Sanitaristas para Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH). Outra medida foi recrutar 1.092 médicos diaristas e 702 profissionais de outras áreas da saúde, profissionais que estavam atuando em ambulatórios, nas situações eletivas, e passarão para a linha de frente. Além desse quantitativo, outros 75 médicos foram convocados para atuar, exclusivamente, pelo aplicativo Atende em Casa.
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco