Termina nesta quinta-feira (28) o prazo da prefeitura de Lagoa Grande para tornar transparentes, de forma discriminada, todos os valores orçamentários e execução de despesas e gastos públicos relacionados especificamente ao enfrentamento da pandemia decorrente da Covid-19. A liminar, que foi deferida na última segunda-feira (25), exige que sejam disponibilizados os dados no Portal da Transparência.

Vale frisar que na decisão da liminar, o juiz da Vara única de Lagoa Grande, Frederico Ataíde Barbosa Damato, informou que acessou o site do município e que, embora conste a aba denominada “Portal da Transparência”, verificou que nenhum link dentro dela funciona, ou seja, além de não haver possibilidade de acessar informações sobre dispensa de licitação referente à pandemia da Covid-19 tampouco é possível ter acesso à outra informação de gastos públicos. (com informações MPPE).

Por outro lado, o pré-candidato a prefeito Henrique Diniz (DEM) usou as redes sociais através de vídeo e lamentou a notícia que correu em todo estado de Pernambuco sobre a falta de transparência da gestão municipal no site da prefeitura sobre alores orçamentários e execução de despesas e gastos públicos relacionados especificamente ao enfrentamento da pandemia decorrente da Covid-19.

“Muito triste ver nossa cidade nas páginas mais escuras do jornalismo. São notícias que cobram transparência, são órgãos fiscalizadores exigindo  transparência e respostas claras nos recursos para salvar a vida das pessoas. Entenderam o peso disso? Não é verba qualquer, é pra salvar vidas do povo de nossa cidade. Lamentou Henrique.

Até agora as 12h13minutos da data de hoje (28/052020) o site está totalmente desatualizado, não funcionando o portal da transparecia, portal das licitações, Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) entre outras informações que deveria contra na pagina do site da prefeitura.