A prefeitura de Petrolina será a primeira a anunciar a reabertura do comércio em todo estado de Pernambuco, a decisão foi tomada pelo prefeito Miguel Coelho depois de conversar com o governador Paulo Câmara. O plano de reabertura gradativa será anunciado pelo gestor municipal daqui a pouco às 17h, na oportunidade Miguel vai dar detalhes de como será feito essa reabertura gradativa.

O comércio de Petrolina recebe gente de vários municípios dos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí, sem falar que apenas uma ponte sobre o Rio São Francisco, faz a divisa da cidade com Juazeiro. Daí a necessidade de um plano de ação para garantir a segurança dos petrolinenses, bem como, de quem vai ao comércio da cidade. Tudo isso será detalhado pelo prefeito Miguel Coelho, claro com atenções dos seus colegas da região.

O prefeito de Cabrobó, Marcilio Cavalcanti, já adiantou que pretende analisar a possibilidade de reabertura de forma gradativa o comercio local, também impor mais restrições nas entradas da cidade com implantação de barreiras. O prefeito disse que pode ser levada em consideração a proposta apresentada pela CDL para retomar as atividades, vários estabelecimentos poderão reabrir se adotarem todas as medidas de segurança.

Já o prefeito de Santa Maria da Boa Vista, Humberto Mendes, também presidente do Conrio, disse que há avanços nas negociações entre os prefeitos de Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande e Afrânio, todos com a idéia de que seja feito a reabertura do comércio tendo os devidos cuidados. A resistência da prefeita Josimara de Dormentes, já o prefeito de Orocó, George Gueber ainda não se posicionou.

Ainda em relação à área que compreende o Conrio (Consorcio Intermunicipal do Vale do São Francisco), Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Cabrobó, ainda Afrânio e Dormentes, o presidente do Consorcio o prefeito boavistano, Humberto Mendes, disse que neste sábado haverá uma videoconferência dos prefeitos com os representantes dos comércios de cada município, na oportunidade será tomada decisões e que vai implicar na formulação dos decretos municipais a serem assinados na segunda-feira (1º).

O prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro, disse que esteve reunido no início da semana com representantes do setor comercial e que ainda hoje vai se pronunciar a respeito. Nossa reportagem não conseguiu contato com os prefeitos de outros municípios do sertão Central, por essa razão não temos uma posição definida das administrações de Serrita, Cedro, Moreilandia, Parnamirim e de Terra Nova.

Informações do Blog do Didi Galvão