O prefeito de Petrolina (PE), Miguel Coelho (MDB) não está preocupado em comprar caixão e muito menos seguir o exemplo de um prefeito na Bahia que está focado em ampliar cemitérios, pelo contrário, Miguel está investindo em saúde para os petrolinenses, pelo menos são ações que vem sendo divulgadas pela prefeitura a exemplo dos testes rápidos para identificar a  Covid-19.

Mais ações:

Um retiro da Igreja Católica de Petrolina será transformado em hospital de campanha para atendimento de pacientes com coronavírus. A montagem da estrutura já foi iniciada pela prefeitura e deve ficar pronta até o dia 30 de abril. O abrigo terá capacidade de 100 leitos para atender pacientes em estágio intermediário de tratamento da Covid-19.

O hospital de campanha será adaptado no Centro Dom Carmelo, no bairro Pedra do Bode. A estrutura foi cedida pela Diocese e terá além dos 100 leitos, farmácia, lavanderia, refeitório, sala administrativa e depósito de materiais. O hospital contará com uma força-tarefa de 159 profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, maqueiros entre outros trabalhadores).

As instalações em fase de adaptação foram visitadas pelo prefeito Miguel Coelho, nessa quarta (15). Segundo o gestor, o hospital se soma a outras estruturas mobilizadas pela Prefeitura de Petrolina para garantir atendimento amplo aos pacientes da Covid-19 e evitar a possibilidade de colapso na rede municipal de saúde. “Felizmente, Petrolina hoje tem uma situação mais tranquila, são apenas seis casos confirmados e mais dois identificados pelos testes rápidos. Mas nosso trabalho, o tempo todo, tem sido preventivo. Montamos um plano de guerra contra esse vírus em Petrolina com a ajuda de muitos parceiros como a Diocese. A UTI do Hospital Universitário já está pronta; temos um centro pioneiro de orientação médica virtual; iniciamos a testagem rápida; e vamos mobilizar um exército de profissionais da saúde. Torcemos para que não seja necessário usar toda essa estrutura, mas se o contágio aumentar em Petrolina, fizemos tudo que é possível para enfrentar a Covid-19 e salvar vidas”, assegura o prefeito.