Por G1

Roraima teve os dois primeiros casos de coronavírus confirmados pela secretaria estadual de Saúde confirmou, na noite deste sábado (21). A informação foi divulgada primeiramente pela prefeita de Boa Vista Teresa Surita (MDB) em uma rede social.

Com o acréscimo de Roraima, agora o Brasil inteiro tem casos confirmados da doença. O estado foi o último a apresentar casos da Covid-19.

De acordo com a secretaria de comunicação do governo estadual, os infectados são um casal que esteve recentemente em São Paulo e apresentaram sintomas compatíveis para a doença.

O casal chegou em Boa Vista há dez dias, informou o governo do estado. Antes da confirmação, o estado tinha 16 casos suspeitos. A Secretaria de Saúde ainda não informou se os outros casos foram descartados ou se há novas suspeitas.

O governo já suspendeu as aulas de todo o estado como medida de prevenção ao novo coronavírus. A prefeitura proibiu shows em bares e atividades em balneários e praças.

O município recomendou ainda que sejam suspensas missas e cultos religiosos, bem como atividades de bares e restaurantes.

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) também suspendeu as atividades da instituição. Inicialmente, o reitor José Geraldo havia optado por um regime de aulas virtuais, mas mudou de posição por conta de alunos em vulnerabilidade social que têm dificuldade para ter acesso a computador e internet.

O presidente Jair Bolsonaro também determinou o fechamento de fronteiras do Brasil com outros países da América Latina. O que afetou os municípios de Pacaraima e Bonfim, que fazem fronteira com a Venezuela e Guiana.