Por G1

Ao menos 11,4 mil pessoas morreram por complicações da Covid-19 em todo o mundo. Um levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkins apontou que na manhã de sábado (21), mais de 275 mil pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus.

Nos EUA, ordens de isolamento afetam cerca de 75 milhões de americanos. Mais de 14 mil pessoas foram diagnosticadas com Covid-19 no país e ao menos 218 morreram.

O governador da Califórnia disse que a medida é necessária para evitar a expansão da doença. A regra não vale para alguns setores considerados essenciais, como profissionais de saúde.

As autoridades chinesas anunciaram que, pelo terceiro dia consecutivo, não foram registrados casos locais de transmissão da Covid-19. O país enfrenta agora novas infecções por coronavírus originadas no exterior.

Pelo mundo

Singapura confirmou as duas primeiras mortes no país provocadas pelo novo coronavírus. Segundo o Ministério da Saúde, as vítimas eram uma mulher singapurense de 75 anos e um homem indonésio de 64. Ambos tinham problemas de saúde anteriores.

Na Alemanha, os casos aumentaram 20% nas últimas 24 horas. Foram registrados 2.705 novos casos no país, elevando o total de contaminados para 16.662 pessoas, de acordo com o Instituto Robert Koch. Ao todo, são 47 mortes, as últimas 16 também recentes.

Na Tailândia, o número de infectados passou de 400. Por enquanto, uma morte foi registrada. Nesta manhã, 89 novos casos foram registrados pelo governo. Destes, 32 são de pessoas que estiveram em um mesmo evento de boxe. Na capital Bangkok, os shopping foram fechados.

Já Angola confirmou os dois primeiros casos de Covid-19. O continente africano tem mais de 520 casos, a maioria no Egito e na África do Sul.

O governo da Hungria está tentando estender indefinidamente o estado de emergência no país, podendo governar por decreto e introduzir sentenças como a prisão de até cinco anos para os que espalharem informações falsas sobre a pandemia. O argumento é de as medidas são necessárias caso um grande número de deputados fique doente e o parlamento não possa funcionar.

Paquistão e Vietnã decidiram suspender os voos internacionais. De acordo com as autoridades de aviação civil paquistanesas, os voos estão suspensos por duas semanas, com exceção do transporte de carga e aeronaves diplomáticas. O Vietnã não deu prazo para a medida restritiva.

Solidariedade nas telas

Séries de televisão sobre médicos dos Estados Unidos, como Grey’s Anatomy, doaram máscaras de proteção, roupas, luvas e outros suprimentos a funcionários de hospitais norte-americanos. Os produtores desses programas estão esvaziando seus estoques para suprir a escassez de materiais por conta da rápida disseminação da Covid-19, que ameaça sobrecarregar os hospitais.

Na Espanha

Terceiro país com mais infectados no mundo, atrás apenas de China e Itália, a Espanha tem sofrido com a superlotação de seus hospitais. Em Madri, as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) estão operando, em sua maioria, com o dobro da capacidade. São quase 700 pessoas nestes leitos pela cidade.

Nas últimas 24 horas, foram registradas 324 mortes, totalizando 1.326 vítimas fatais da doença no país. Atualmente, são 24.926 contaminados. Um aumento de 25% nas últimas horas.

Enquanto isso, o governo espanhol organiza o retorno de mais de quatro mil cidadãos. Quase mil deles nas Filipinas, Peru e Equador. Outros 35 mil que estão nos Estados Unidos, Brasil, México, Cuba, Costa Rica e Tailândia foram notificados para que voltem imediatamente ao território espanhol.

Mortes em Portugal

Em Portugal, o número de mortes dobrou nas últimas 24 horas, passando de seis para 12. Mais 260 casos de Covid-19 foram confirmados, de acordo com a direção geral de saúde portuguesa. Ao todo, são 1.280 pessoas contaminadas. Portugal declarou estado de emergência por 15 dias na última quarta-feira.