As estradas vicinais de Petrolina estão intransitáveis. Quem tentou chegar aos sítios e povoados do Distrito de Rajada esses dias, sabe que não é uma tarefa tão fácil. Sem manutenção, nem a realização de patrolamento e com a incidência de chuvas nos últimos dias, o motorista está com muitas dificuldades de transitar pelas vias de acesso aos distritos e povoados do município.
Neste domingo (09), o vereador e líder da Bancada de Oposição de Petrolina, Paulo Valgueiro, demorou três vezes mais o tempo que levaria para chegar às localidades, sítios e povoados próximos à Rajada, por conta das péssimas condições das estradas. E o que é pior, esse problema é enfrentado diariamente pelos moradores que trafegam pelas estradas vicinais de Petrolina, o que além de colocar em risco a segurança dos motoristas, atrasar o percurso, dificulta o escoamento da produção agrícola que é cultivada no interior do município.
Valgueiro esteve nos sítios Baixa do Buraco, Rajada, Morada Nova, Baixa e Baixa Grande para encontrar amigos e correligionários. Tinha a intenção de visitar mais localidades, mas em função da dificuldade de acesso, para transitar nas estradas destruídas, não foi possível, sendo remarcadas outras visitas para os próximos dias. O mesmo não pode ser feito por pessoas que residem no interior e têm compromissos inadiáveis e precisam chegar em tempo hábil aos compromissos em Petrolina e região.
Diante do quadro de abandono observado e relatado pelos moradores, o vereador convida o prefeito a circular pelo interior para que ele se certifique da necessidade urgente de ações para a recuperação das estradas, ao invés de ficar trancado no seu gabinete ou na sua cozinha, usando das redes sociais para divulgar falsas informações do Governo que se diz Novo Tempo. “De novo tempo não vemos nada, são as mesmas práticas do seu pai quando era prefeito de Petrolina, de esquecer de cuidar do interior, abandonar o homem do campo à própria sorte e propagar informações de que é um governo perfeito”, diz Valgueiro.
“O prefeito precisa entender que a recuperação de estradas vicinais vai proporcionar melhores condições de trafegabilidade às pessoas que precisam transitar pela via. Entre elas, estão moradores, produtores rurais, trabalhadores e alunos que precisam, diariamente, se deslocar para conseguir realizar as suas atividades cotidianas. O prefeito da burguesia precisa compreender que fazer o patrolamento das estradas vai oferecer maior segurança, conforto e qualidade de vida a essas pessoas”, conclui Paulo Valgueiro.
Mônia Ramos/ Jornalista
Assessoria de Imprensa da Bancada de Oposição Petrolina