A deputada Dulcicleide Amorim (PT) comemorou, em discurso na Reunião Plenária desta terça (3), a ampliação no número de escolas em tempo integral na rede estadual de ensino. De acordo com a parlamentar, o Poder Executivo anunciou, nesta manhã, 25 novas unidades para 2020, quando Pernambuco atingirá 437 instituições oferecendo essa modalidade de educação.

“Atualmente, 57% das vagas ofertadas no 1° ano do Ensino Médio são para unidades de regime integral. Com a expansão, atingiremos 62% das vagas, índice que supera em muito os 50% estabelecidos pelo Plano Nacional de Educação”, comparou. “O modelo fundamenta-se na concepção da educação como espaço de protagonismo juvenil e de desenvolvimento de projeto de vida como estratégia imprescindível para a formação do jovem autônomo”, acrescentou.

A parlamentar ainda agradeceu ao Governo Estadual por contemplar a Zona Norte de Petrolina (Sertão do São Francisco) com uma dessas instituições. O pleito foi apresentado pela petista em junho deste ano, quando da aprovação da Indicação n° 1431/2019. “Ao concluir o ciclo básico em escolas de tempo integral, os jovens estarão mais preparados para a continuidade da vida acadêmica e para a formação profissional”, concluiu.