Uma vasta e concorrida programação vem colorindo o Vale do São Francisco com um sentimento cor de rosa. É a campanha desenvolvida pela Unimed Vale do São Francisco que desde o início deste mês mobiliza médicos, enfermeiros, colaboradores e a população sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

No Hospital Unimed de Petrolina a cor que ilumina monumentos históricos e prédios públicos e os laços que simbolizam o movimento surgido nos anos 1990 com a Primeira Corrida pela Cura em Nova York (EUA), estão em toda parte. Para sensibilizar, informar e ampliar o conhecimento sobre o câncer de mama foram realizadas palestras nos dias 8 e 11 com os médicos mastologistas, Francisco Aires e Jomário Macedo. Após as palestras o público conferiu também depoimentos de pacientes compartilhando a experiência na luta contra a enfermidade e ao final pôde ouvir clássicos da MPB com a orquestra do 3º Batalhão da Polícia Militar de Juazeiro/BA e a cantora gospel Ingrid Torres. Além disso, foi oferecido um café da manhã para todos. Ainda na unidade de Petrolina a psicóloga Vilani Batista participou no dia 10 de uma roda de conversa debatendo o tema ‘Saúde da Mulher’.

Também com foco na detecção do câncer de mama em seus estágios iniciais, quando a chance de cura é maior, o Hospital Unimed de Juazeiro preparou uma série de atividades entre os dias 15 e 18 deste mês. Entre os eventos agendados destacam-se a roda do bem querer, momentos de beleza, ginástica laboral, massoterapia e rodas de conversas com profissionais especializados sobre uma doença que cresce 59.700 casos novos por ano. A programação se estende até o final do mês com diversas atividades.

Ascom