A Força Nacional está atuando em Paulista desde o início de setembro. O trabalho faz parte do projeto do Governo Federal “Em Frente, Brasil” para combater a violência em 5 cidades com altas taxas de criminalidade em cada região do país.
O Ministro da Justiça, Sérgio Moro esteve em Paulista para acompanhar os trabalhos realizados na cidade e estuda da possibilidade de prorrogar a operação da Força Nacional na cidade.
Em comparação com as demais cidades, Paulista foi a que menos reduziu os índices de violência. O problema do tráfico de drogas continua latente em alguns bairros e a alta taxa de desemprego na cidade, com apenas 10,7% da população ocupada, aliada à falta de políticas públicas, contribui para que a criminalidade continue elevada . Entre as 15 cidades da Região Metropolitana, Paulista é a 10ª em oportunidade de emprego, perdendo para Abreu e Lima, Igarassu e Itapissuma.
CIDADES/ ÍNDICE DE REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA
Ananindeua (PA) -61,1%
Goiânia (GO) – 60,0%
Cariacica (ES) – 42,1%
São José dos Pinhais (PR) – 40,0%
Paulista (PE) – 33,3%
Diante da delicada situação que Paulista vivencia e a necessidade de uma renovação política, começam a surgir nomes da oposição como pré-candidatos a disputa do pleito de 2020 para a Prefeitura de Paulista.
OS PRÉ-CANDIDATOS DA OPOSIÇÃO
Nena Cabral – PSDB
Ronaldo e Felipe do Veneza – DEM
Rufino – PRTB
Edmilson do MOP – PSL
Marcondes – PROS
Vinicius Campos – Solidariedade
Cleide Andrade – PSOL
Alemão – PP
Fonte: Blog do Edmar Lyra.