A possível privatização do Laboratório de Reprodução e Melhoramento Genético Animal do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), localizado em Arcoverde (Sertão do Moxotó), foi criticada pelo deputado Lucas Ramos (PSB). Na Reunião Plenária dessa quarta (30), ele defende que o centro, dedicado ao melhoramento do gado bovino, receba mais investimentos públicos.

“Fiquei surpreso com a notícias, levantada pelo próprio presidente do IPA, Odacy Amorim. Não vamos admitir que um serviço tão importante para os pequenos produtores seja transferido para uma empresa que visa o lucro, gerido por uma instituição de fora de Pernambuco que, ainda por cima, utilizaria os profissionais e a estrutura do IPA”, afirmou o parlamentar.

Ramos ressaltou que que o laboratório oferece capacitações que, normalmente, só estão disponíveis no Sul e no Sudeste do Brasil. “A unidade realiza reprodução de embriões in vitro e seleção de animais por marcadores moleculares, obtendo animais de alta linhagem e adaptados ao semiárido”, complementou.