Em junho deste ano, o deputado federal Fernando Rodolfo (PL) conseguiu aprovar o seu parecer que destina como adicional ao salário do magistério 60% dos precatórios do governo federal (valores devidos após condenação judicial definitiva) no Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental).
Desde então, o parlamentar tem se intitulado de “defensor dos professores”.
Rodolfo tem viajado Pernambuco e outros estados realizando audiências públicas para tratar do assunto, porém, segundo estudante garanhuense e presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Garanhuns – UESG, Gustavo Henrique, o parlamentar nunca falou sobre a situação de Garanhuns, sua cidade natal, onde ele recebeu mais de 10 mil votos na eleição passada. Fernando Rodolfo é aliado do prefeito Izaías Régis (PTB), o que tem levantado vários questionamentos na cidade sobre sua omissão.. “Ele se diz defensor dos professores, mas não tem a coragem de realizar uma audiência sobre os precatórios do FUNDEF para os professores da rede municipal de Garanhuns , criticou o estudante.
Segundo o jovem, o deputado “Além de se omitir em relação questão dos precatórios do FUNDEF para os professores de Garanhuns, o deputado nunca se pronunciou sobre as denúncias que foram feitas e protocoladas no Ministério Público Federal pela professora Ana Paula, presidente do Conselho Municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB)”.
Ainda de acordo com Gustavo Henrique a denúncia protocolada pela conselheira existe um desfalque de quase um milhão e meio de reais que saiu da conta do Fundeb e que não foi prestado contas ao conselho, segundo denúncia apresentada.
O estudante ainda criticou os vereadores Professor Márcio (PHS) e Andréa Nunes (PTB) que até agora não falaram sobre o assunto. “Esses dois vereadores se dizem defensores da educação, mas, se calam sobre a denúncia relacionada o FUNDEB em Garanhuns”.