Dormentes é a primeira cidade do Sertão de Pernambuco, a atingir a meta global de vacinação proposta pelo Ministério da Saúde, na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A meta era vacinar pelo menos, 90% dos grupos prioritários, porém o município já contabiliza a imunização de 94,37% do público alvo da campanha.

(94,37% do público alvo já foi vacinado em Dormentes. Meta do Ministério da Saúde é de 90%)

Programada inicialmente para terminar no próximo dia 31 de maio, a campanha foi prorrogada por tempo indeterminado em todo o país. “A vacina continua disponível nas nossas unidades básicas de saúde. Quem faz parte do grupo prioritário e ainda não se vacinou ganhou mais tempo. É importante lembrar também que as crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, que já completaram 30 dias da primeira dose, precisam voltar as unidades para tomar a segunda dose da vacina, para que assim estejam totalmente imunizadas contra a gripe”, explicou a secretária de Saúde de Dormentes, Talita Mirele.

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. Após contato com superfície recém-contaminadas, o agente infeccioso pode ser levado diretamente à boca, aos olhos e ao nariz.

Complicações clínicas ou morte podem acometer as pessoas do grupo de alto risco. Crianças de até seis anos são as principais fontes de transmissão do vírus, que pode ser eliminado em até três semanas.

Sintomas: início súbito de febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, mal-estar, dor de garganta e coriza.