Os resultados obtidos por três cidades do Sertão do São Francisco – Dormentes, Afrânio e Cabrobó – na avaliação do Sistema de Informações da Educação de Pernambuco (Siepe) foram exaltados pela deputada Dulcicleide Amorim (PT) no Pequeno Expediente desta quinta (25). Por outro lado, ela criticou o desempenho de Petrolina no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A parlamentar ressaltou a atuação dos gestores para a obtenção das notas na mensuração do Governo do Estado. “Dormentes tem menos de 30 mil habitantes e vemos essa evolução, que é o que transforma os cidadãos. Afrânio não estava em patamares bons, mas o prefeito conseguiu elevar os níveis. E, em Cabrobó, há um trabalho de suma importância para melhoria da comunidade”, avaliou.
“Já Petrolina, minha terra, desde 2005 despontava nas notas do Ideb. Mas, infelizmente, em 2017-2018, não ocorreu o mesmo”, afirmou a petista. “Quero fazer um apelo aos nossos governantes que, muitas vezes, se preocupam muito em fazer propagandas e se esquecem de investir no essencial, que é a educação.” Ela ainda elogiou as iniciativas do Governo Estadual nessa área.
Galeria – Dulcicleide Amorim ainda cumprimentou os alunos e educadores do Colégio Apoio, que visitaram a Alepe nesta manhã e acompanharam a Reunião Plenária. “A deputada Simone Santana (PSB), que os recebeu no gabinete, me contou ter ficado encantada com as perguntas que lhe foram feitas sobre os direitos dos cidadãos e as leis em prol da primeira infância”, contou.
Por fim, a deputada parabenizou o Partido dos Trabalhadores pelo lançamento da etapa 2020-2021 do programa Elas por Elas, que incentiva a participação da mulher na política. “Esse projeto foi lançado ano passado para acompanhar as candidatas, e agora o partido já se preocupa com as eleições de 2020 para vereadoras e prefeitas”, relatou, ressaltando a heterogeneidade da legenda. ( Alepe).