A redução dos índices de violência no Estado e a nomeação de 157 agentes penitenciários foram destacadas pelo Delegado Erick Lessa (PP) no Grande Expediente da última quarta (17). “No momento de crise que vivemos, conseguimos alcançar avanços. O governador Paulo Câmara está fazendo escolhas acertadas”, avaliou.
Citando estatísticas da Secretaria Estadual de Defesa Social, o parlamentar elencou reduções nos números de crimes violentos contra o patrimônio, Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e estupros. “Em comparação com o primeiro trimestre de 2018, 341 vidas foram salvas”, destacou. Defendeu, ainda, que o próximo passo do Governo Estadual seja dado para garantir avanços no sistema socioeducativo. Em relação aos agentes, Lessa informou que os profissionais foram aprovados em processo seletivo realizado em 2017 e começam a atuar em junho. “Eles vão reforçar a equipe que atua nas unidades prisionais do Estado, que contêm hoje cerca de 32 mil presos”, ressaltou.
Em aparte, o Pastor Cleiton Collins (PP) comemorou a nomeação dos agentes e acrescentou que “o governador Paulo Câmara tem tido sensibilidade de ouvir a bancada”. Diogo Moraes (PSB) pontuou que, “a cada mês, a redução dos crimes tem sido visível”. Também falou sobre o impacto do Programa Atitude, que destacou no Plenário esta semana.
A taxa de resolutividade dos crimes foi ressaltada por Alberto Feitosa (SD): “É a maior do País. E em São Paulo, segundo colocado, é quase metade. Precisa melhorar muito ainda, mas os avanços são reais”. Líder do Governo, Isaltino Nascimento (PSB) afirmou que “Pernambuco tem navegado contra a maré, atingindo números importantes mesmo em cenário econômico adverso”. Já Antonio Coelho (DEM), vice-líder da Oposição, declarou que “Paulo Câmara está iniciando o segundo mandato entregando números piores do que quando assumiu”.
Fonte: Alepe.