A noite da última sexta-feira (29) era aguardada desde 1994 pelos moradores da Avenida dos Tapuios. Durante todo esse tempo, a comunidade situada no bairro São Gonçalo esperou por obras para transformar o local em uma via asfaltada e sem esgoto. Após essa longa espera, a Avenida dos Tapuios foi urbanizada e entregue aos moradores pelo prefeito Miguel Coelho numa noite de muita festa.
Para chegar a esse momento, o ponto de virada ocorreu no dia 3 de janeiro de 2017, quando Miguel visitou a localidade em seu dia inicial de mandato e viu de perto a situação de penúria. O prefeito já naquela época se comprometeu a melhorar a situação e solicitou um projeto de urbanização e cobertura do canal. O passo seguinte foi levantar recursos junto ao Governo Federal no total de R$ 1,9 milhão. O investimento foi liberado no ano passado por meio de emenda do deputado federal Fernando Filho, que esteve presente na inauguração e em várias vistorias.
Com o dinheiro garantido e o projeto pronto, a Prefeitura de Petrolina iniciou a transformação da Tapuios. O corredor de veículos foi todo asfaltado e sinalizado, as calçadas também foram construídas, deixando para trás o tempo de poeira e lama. Outra obra significativa foi a cobertura e readequação do canal para evitar alagamentos na na localidade. Todo esse trabalho levou mais de oito meses até ser entregue na última sexta (29).
O prefeito Miguel Coelho reconheceu estar emocionado com a transformação da comunidade e se comprometeu a realizar a pavimentação de várias outras vias do São Gonçalo. “Eu não esperava que depois de tantos momentos que vivi ao longo dos últimos anos, pudesse ficar nervoso numa inauguração. Mas isso é porque eu vi o sofrimento e a falta de dignidade nessa comunidade. Se meu pai, o senador Fernando Bezerra, pôde entregar a avenida Simão Durando, eu, hoje, tenho a oportunidade de ajudar esse sonho se realizar na Tapuios e quero afirmar que o tempo da poeira vai ficar para trás em muitos lugares, pois vamos botar asfalto em diversas ruas do São Gonçalo”, adiantou o prefeito listando mais de 20 vias do bairro.
A satisfação da comunidade na noite de inauguração foi resumida pela moradora Ana Maria, que vive na Tapuios desde 1994. “Nós sofremos muito, teve morte, animais caíam nesse canal. Quando chovia, transbordava na minha calçada e as pessoas chegavam a perguntar porque eu não me mudava daqui. Mas hoje estou para contar a história e a vitória, temos agora uma rua igual ao Centro”, desabafou a moradora.