Com objetivo de apresentar uma simulação da situação fiscal dos municípios a respeito de sua elegibilidade, a secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, divulgou o ranking dos municípios de Pernambuco, melhores colocados e aptos a receberem aprovação em operações de crédito. Do Sertão do São Francisco, apenas Lagoa Grande recebeu CONCEITO A. Petrolina – C, Cabrobó – C, Afrânio – C, Santa Maria da Boa Vista – C, Orocó – C, Floresta – C. Araripina e Ouricurí, no Sertão do Araripe, também tiveram conceito C. A análise utiliza dados disponíveis no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – SICONFI e no CAUC (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias), sendo apurados de forma precisa por ocasião da verificação do cumprimento de limites e condições de que trata o art. 32 da Lei Complementar nº 101, de 2000 (LRF).

Para o prefeito, esta avaliação aprova seu esforço de uma gestão firme e enxuta “Estamos muito honrados, porque quem avaliou e divulgou foi um órgão Federal, portanto de muito critério. Esta nota máxima A, representa o que temos falado com nossa equipe deste o início de nossa gestão (Janeiro 2017). Seriedade, transparência e respeito com o dinheiro público. A população tem aprovado nosso esforço. Temos agido com equilíbrio financeiro só compramos ou fazemos o que podemos pagar”resumiu o chefe do executivo, Vilmar Cappellaro.

Este é o cumprimento da Regra de Ouro, que não permite o endividamento irresponsável do município comprometendo a Governança. O Conceito A referenda o município como excelente credor junto a União e Instituições Financeiras nacionais ou internacionais. Confira no link abaixo: http://www.tesourotransparente.gov.br/visualizacoes/previa-fiscal

ASCOM – Jornalista Responsável Sérgio Martins DRT/PE 6056  Fonte:Tesouro Nacional Imagem: divulgação