O prefeito de Petrolina no Sertão do São Francisco, Miguel Coelho, venceu as eleições de 2016 com uma votação menor que a soma dos candidatos da oposição com o apoio do então governador reeleito Paulo Câmara (PSB). Na época socialista a exemplo do deputado estadual Lucas Ramos e o deputado federal Gonzaga Patriota forma rifados pelo palácio em favor ao nome de Miguel Coelho. No entanto, nem Gonzaga e nem Lucas subiram no palanque do Coelho.
Aproximando-se das eleições municipais de 2020, o atual prefeito, não contará com o apoio e nem com a máquina do governo do Estado no seu projeto de reeleição, mas pelo contrário, enfrentará uma oposição ferrenha na cidade, uma vez que o grupo político do prefeito foram os principais articuladores para barrar a reeleição de Paulo Câmara.
Agora mais do que nunca, Miguel vai ter que provar que não precisa do governo do estado para garantir a reeleição. Vale lembrar, que o ex-prefeito Julio Lossio foi eleito prefeito e reeleito prefeito sem apoio do governo de Pernambuco.
Será que Miguel vai conseguir repetir o sucesso de Lossio de ser reeleito sem a máquina e sem apoio do Estado?