Grande Rio FM/ Nossa Voz

Figurando na quarta colocação nas pesquisas de intenção de votos, o deputado federal e candidato a senador pelo Avante, Sílvio Costa é mais um a não acreditar na concretização dos resultados apontados pelas sondagens. Em entrevista ao programa Nossa Voz desta quarta-feira (03), o candidato apontou sua mira para o adversário Jarbas Vasconcelos (MDB) que também concorre ao senador, na tentativa de evitar que o voto dos lulistas sejam transferidos para o emedebista.

“Eu quero ser eleito senador por Pernambuco porque quero continuar tentando ajudar a construir um Brasil descente, um Brasil justo. Nós temos no Senado Federal 81 senadores onde 70% deles estão envolvido em algum processo de corrupção. Eu tenho 26 anos de vida pública, desafio um brasileiro ou brasileira a encontrar um senão na minha vida pública. Essas pesquisas de Pernambuco eu não estou entendendo por um motivo muito simples. Veja esse Jarbas Vasconcelos, esse cara foi citado na Lava Jato, inclusive o apelido dele era Viagra, ele recebeu uma propina de R$ 700 mil da Odebrecht. O processo só foi arquivado por conta da idade dele. Esse cara vivia falando mal do presidente Lula, vivia falando mal da presidente Dilma, ele dizia que ia ser uma cena bonita no dia que Lula fosse preso e agora de forma cínica, de forma oportunista esse Jarbas Vasconcelos faz um L de Lula para enrolar a população, para enganar a população”, denunciou.

Costa ainda fez um comparativo das atuações parlamentares nesses quase quatro anos na Câmara dos Deputados. “Estou disputando a eleição com Jarbas. 30% do povo de Pernambuco ainda não sabe em que vai votar. Neste momento eu estou em quarto lugar nas pesquisas e acho que Humberto Costa já está eleito, eu estou disputando a eleição com Jarbas. Eu tenho que comparar a minha atuação parlamentar com Jarbas. Eu votei contra o impeachment, o Jarbas votou a favor. Eu votei contra a reforma trabalhista, votei a favor do trabalhador. Jarbas votou contra o trabalhador, votou a favor da reforma trabalhista. Eu voto em Fernando Haddad, Jarbas vota em Alckmin. O Jarbas é da base de Michel Temer, é da base de Michel Temer, é do partido de Michel Temer. Tá vendo aquela mala de dinheiro que foi pega correndo em São Paulo de Michel Temer, dessa quadrilha que está aí no poder? O Jarbas votou a favor para salvar Michel Temer. Eu faço oposição a Michel Temer”.

Pesquisas

O candidato ao Senado reforçou sua descrença nas pesquisas. “Então, eu não acredito nessas pesquisas. O PT não está votando me mim? Os lulistas, a turma de Fernando Haddad? Então eu tenho certeza de que no próximo domingo os homens e mulheres de Pernambuco que ainda não decidiram em quem vão votar, vão votar em Silvio Costa. Quero ser senador de Pernambuco para ajudar a construir um Brasil decente. Modéstia a parte, eu faço política com moral, com decência e com lealdade (…) A história desses institutos de pesquisa é a história do erro. Por exemplo, em 2014, eu lembro que a três dias da eleição João Paulo estava oito pontos a frente de Fernando Bezerra e Fernando Bezerra ganhou de João Paulo com uma vantagem enorme. Em casa lugar que ando sinto o sentimento das ruas. Eu duvido que as pessoas que admiram Lula votem em Jarbas”.

Propostas

Dando continuidade a sabatina, Silvio Costa também detalhou suas propostas. “A primeira coisa que vou discutir no Senado é a dívida pública dos Estados. Veja o que aconteceu no Rio de Janeiro, o Estado quebrou e eles prontamente foram pedir a União para que socorresse o problema no Estado. Aqui em Pernambuco esse governador não responsabilidade fiscal nenhuma, chegou a pedir dinheiro emprestado para fazer pagamento de folha. É um Estado que efetivamente vive da publicidade”.

Educação, desenvolvimento econômico também estão na sua pauta. “Quero discutir no Senador um novo modelo de educação para o Brasil, a valorização do Sertão Nordestino, eu quero discutir para a gente, de uma forma definitiva resolver o problema da Transnordestina e acima de tudo eu quero ser a voz do homem e da mulher, quero ser a voz firme do Estado Pernambucano. Eu quero dar garantias aos homens e mulheres de Pernambuco que decidirem votar no nosso nome no próximo domingo. Jamais um neto meu vai  me ver no jornal, aí na Rádio Grande Rio, em qualquer televisão envolvido em escândalo de corrupção. É a primeira garantia que dou ao povo de Pernambuco. Eu me sinto preparado para fazer o debate no Senado Federal”.

Armando Monteiro

Questionado sobre não estar no palanque de Armando Monteiro, ele justificou. “O senador Armando Monteiro, não tenho dúvida que se eleito será um grande governador de Pernambuco e estão sendo injustos com ele. Foi ministro de Dilma, votou contra o impeachment e estão dizendo que o senador Armando é do palanque de Temer e isso não é verdade. Não tem nada a ver com Temer, faz oposição a Temer e oposição pesada a Michel Temer. Agora esse governador de Pernambuco é um dos responsáveis por Michel Temer estar no poder, porque ele votou, a bancada dele todinha votou. Eles tiraram. Lamentavelmente eles estão tentando confundir a opinião pública. Eu sou amigo só senador Armando Monteiro há 25 anos, admiro o senador, agora ele decidiu colocar dois ministros de Temer como senador e eu não poderia participar de uma chapa que tivesse dois ministros de Temer”.