A Radialista e blogueira Josélia Maria, do partido Rede Sustentabilidade, foi candidata a vereadora em Petrolina, em 2016, e obteve, segundo dados da Justiça Eleitoral, 236 votos. Agora concorre a uma vaga de deputada federal, que necessita de um número bem maior de eleitores. Entretanto, ela se diz confiante e que segue a campanha com “a cabeça erguida”.

“É muito diferente uma eleição de vereador e uma proporcional para deputado federal. Nós tivemos atropelos, mas isso é passado. Estamos de cabeça erguida. Me coloco como mulher e estou preparada. Esse ano é o da mudança, da renovação. Se nós não fizermos essa renovação, nós ficaríamos vendo a banda passar. Eu já tenho um trabalho social prestado a Petrolina. Nosso mandato será cidadão e não apenas para atender os interesses de alguns”, explicou a candidata.

Joselia Maria comentou ainda sobre a polêmica expulsão do candidato a governador, Júlio Lóssio da Rede Sustentabilidade. Ela, que foi escanteada pelo ex-prefeito de Petrolina e a esposa dele, a candidata a deputada estadual Andrea Lossio, afirmou que faltou humildade daquela parte. “O partido teve um grande prejuízo. Queríamos que ele estivesse conosco dentro do que prega o partido e alinhado com Marina (Silva). Em nenhum momento ele sentou comigo para perguntar a minha bandeira ou se eu precisava de apoio. Ele sempre fez as coisas muito ‘ele’. Ele tem esse habito de saber mais do que os outros, se sente superior. Júlio Lossio apresentou outros candidatos de outros partidos que estão envolvidos com a Lava Jato. Cada um colhe o que planta e o universo conspira a favor dos bons. Ele tem que ter um pouco mais de humildade e conversar com as pessoas. Não é prática dele conversar com as pessoas”, concluiu.

A candidata ainda acrescentou que é preciso fugir das “velhas formas de se fazer política”. “Temos que apresentar primeiro os nossos candidatos. Em momento algum estiveram [Julio e Andrea Lossio] preocupados com a chapa proporcional da Rede. Eles estão preocupados em manter os grandes figurantes da politica, quem têm muito dinheiro. Eu não tenho dinheiro, mas eu tenho compromisso com Petrolina e o Sertão de Pernambuco. A gente não pode continuar com as velhas práticas. Se eu não sirvo para andar lado a lado, eu também não sirvo nesse momento decisivo”, pontuou.

Ainda sobre a conjuntura politica na região, Josélia Maria acrescentou que a política não pode ser tratada como um meio de sobrevivência, como um emprego fixo, por exemplo, criticando políticos locais. “Eu estou cansada dos mesmos. Sou o novo, eu não represento projeto familiar. A gente não pode empregar família como se fosse algo normal. É pai no senado, é filho candidato a Deputado Federal, outro a deputado estadual. Não podemos empregar famílias”, disse.

Ela foi mais enfática destacando que, para ocupar um cargo público, é preciso conhecer a realidade da região. “Eu nunca tive mandato, mas conheço o sistema publico de saúde, de educação… estou preparada. Eu quero que as pessoas entendam que tem muita gente que estuda nos Estados Unidos, na França, em São Paulo e que está aqui com a foto bonitinha, sendo candidato a deputado estadual, a deputado federal e que nem conhece uma parreira e nem sabe o que é uma abelha. Não sabe a diferença entre uma abelha e uma muriçoca. Eu estou pronta e estudei para isso e não sou menor do que estão se apresentando por ai”, concluiu.