ePor Cinara Marques/ fotos – Isael Cordeiro
A valorização da tradição marcou a 58ª Festa dos Vaqueiros de Jutaí, distrito de Lagoa Grande, no sertão pernambucano. Criada para reverenciar, reunir e celebrar o trabalho e a força vaqueiro, símbolo maior da caatinga sertaneja, a festa juntou gerações em torno do bem maior que é manter viva a cada ano, essa celebra “Já herdei essa lida do meu pai”, disse Josivan de Amorim, um dos competidores. Na área de realização do Pega de Boi, cerca de 1 Km da sede de Jutaí, não faltaram animação, encontros e boas vendas, como cita a vendedora ambulante, Rita dos Santos.
“Tem que sempre investir na Festa dos Vaqueiros, porque é uma oportunidade pra gente que vem vender nossas coisas”, afirmou.
Vilmar fez questão de prestigiar a programação desde o primeiro dia, marcando presença no Encontro dos Vaqueiros, do Pirão do Vaqueiro e na Cavalgada entre o Sítio Cacimba e a sede de Jutaí, eventos que abriram a festa na sexta, 24. Tudo embalado claro, por muito forró.
Os eventos da sexta contaram com a presença do vice-governador, Raul Henry, que disputa mandato de deputado federal este ano. Raul é um dos admiradores da Festa dos Vaqueiros de Jutaí, a mais antiga festa em homenagem aos vaqueiros no sertão pernambucano.