O movimento de Emancipação de distritos, realizarão o encontro em Juazeiro no Norte da Bahia no próximo dia 28 de Julho, com apresentação de um seminário jurídico com o proposito de impetrar junto ao supremo um MANDATO de INJUNÇÃO, a emenda constitucional 15/96, pela omissão de regras a serem imposta ao paragrafo 4, do Artigo 18 da CF.
Autoridades políticas nacionais já confirmam presença ao ato, além dos deputados Federais Fernando Filho e Gonzaga Patriota, o senador Magno Maltas já confirmou desembarque em Petrolina em apoio ao pedido de INJUNÇÃO ao Supremo Tribunal.
Na Bahia está se confirmando também a participação do Governador Ruy Costa para compor a mesa das autoridades. O evento terá um implemento completamente jurídico e poderá render bons frutos aos movimentos emancipalistas, caso o supremo reconheça mais uma vez a omissão e o descumprimento de prazo determinado de 18 meses para regulamentação da matéria, pela qual o congresso não deu importância e fez vista grossa a quase 20 anos.
Espera-se, portanto um grande ato que respalde a eficácia dos dispostos na Constituição Federal.