Festividade começa no dia 22 e, até 30 de junho, terá programação diária. Entre os nomes, Cordel do Fogo Encantado, Geraldo Azevedo, Marília Mendonça, Alceu Valença, Márcia Fellipe e Banda Magníficos
Um dos destinos consolidados e figurando o topo dos mais procurados para o período junino em Pernambuco, Arcoverde está pronto para mais uma edição de seus festejos. Com o tema “Pífano é arte, pífano é emoção… Em 2018, o som do Pífano faz a festa da Capital do São João”, a cidade homenageia a Banda de Pífanos Santa Luzia, com quase 80 anos de história. Cerca de 150 atrações vão se apresentar gratuitamente de 22 a 30 de junho nos mais de dez polos.
Com expectativa de atrair aproximadamente 60 mil pessoas circulando por todos os polos, a festa junina de Arcoverde está recebendo o investimento de R$ 2 milhões, somados os aportes públicos e privados. Entre os apoios, está a parceria com o Governo de Pernambuco, por meio da Empetur e Fundarpe. A assinatura da identidade visual da festa é do artista plástico Suedson Neiva. “Assim como nos anos anteriores, queremos manter nossas características acolhedoras e típicas, mas também abrir espaço para o atual. Por isso, a programação tem atrações de gêneros variados, mesclando destaques nacionais e o que temos de melhor em nossa cultura regional”, defende a prefeita Madalena Britto.
O Polo Multicultural, na Praça da Bandeira, é um dos mais movimentados e vai receber nomes como Flávio Leandro, Maciel Melo, Marília Mendonça, Jorge de Altinho, Mano Walter, Geraldo Azevedo, Cordel do Fogo Encantado, Alceu Valença, Magníficos e Avineh Vinny. Será nele também que 14 quadrilhas vão se apresentar no dia 25, no 2º Festival de Quadrilha Junina Capital do São João.
Além dele, os moradores da cidade, visitantes e turistas poderão vivenciar outras atividades, como ações formativas, encontros, exposições e apresentações na Estação da Cultura, localizada na antiga Estação Ferroviária. Ali próximo, está confirmada a saída da 8ª edição da Caminhada do Forró no dia 23 de junho. Também estão sendo preparados os polos Gastronômico; Vila Rio Branco, com a cenografia do tema e apresentações regionais; Pé de Serra; Artes; Poesia, Raízes do Coco, Diversão e Rubens Pastor (Antigo Forrock). Além dessas opções, o Sesc vai promover atividades na unidade durante o período.
Homenagem – fundada em 1939 por Romão Batista de Santanna, mais conhecido como Mestre Batista, a Banda de Pífanos Santa Luzia era a atração mais esperada durante a realização das novenas promovidas pela Igreja Católica em reverência a Nossa Senhora. Mesmo após o falecimento do seu fundador, o grupo se mantém com a renovação das gerações e continua difundindo o pífano no Brasil.
Trânsito – assim como nos anos anteriores, a Autarquia de Trânsito de Arcoverde vai atuar na manutenção da fluidez do tráfego e o bloqueio de ruas durante a montagem das estruturas, que já começou. A Arcotrans realizou uma série de melhorias na cidade, como o reforço na sinalização, reforma de paradas de ônibus e pintura nas faixas de pedestres.
Acessibilidade – mais uma vez, a Secretaria de Assistência Social e a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência vão poder contar com o traslado para o evento e participar da festa com conforto e segurança. A expectativa é que uma média de 15 pessoas, com acompanhante, assista do front stage aos shows do Palco Multicultural. O espaço contará ainda com banheiro adaptado e uma equipe multidisciplinar com seis profissionais presentes a cada dia. Em 2017, o Espaço da Acessibilidade atendeu uma média de 12 pessoas por dia.
Trabalho infantil – com o objetivo de garantir a integridade e afastar crianças e adolescentes do trabalho, o Atenção Redobrada espera receber até 25 jovens por noite, em parceria da Secretaria de Assistência Social – SAS, Conselho Tutelar e CREAS. Enquanto seus responsáveis trabalham, uma equipe com mais de 20 profissionais vai cadastrar e acolher esses meninos e meninas na sede da SAS para uma programação lúdica que inclui exibição de filmes, oficinas, jogos, atividades de alongamento, entre outras.
Mulher – pelo segundo ano consecutivo a Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Arcoverde terá a Casa Maria da Penha durante as festividades juninas da Capital do São João. O espaço é temático e tem como finalidade a divulgação das ações e serve também como local de acolhimento para as mulheres. A Casa Maria da Penha funciona na Vila Rio Branco, um dos polos mais importantes, o que torna o espaço um QG para intervenções de cunho preventivo e de distribuição de material de divulgação sobre os dispositivos de proteção da Mulher em caso de violência durante todos os dias.
Turismo – registrando taxa de ocupação de 100% nos dias de pico da festa junina, Arcoverde possui 1,2 mil leitos, entre hotéis e pousadas, credenciados pela Prefeitura. Para ampliar essa capacidade e possibilitar renda aos moradores, a Secretaria de Turismo realizou cadastramento de imóveis que foram disponibilizados para locação. A relação atualizada está disponível no site da Prefeitura.
Programação – Polo Multicultural
Sexta – 22/06
Apresentação da Quadrilha Junina Portal do Sertão
Abertura oficial do São João com homenagem e apresentação da Banda de Pífano Santa Luzia
Avineh Vinny
Luan Douglas
Sexta – 23/06
Maciel Melo
Cordel do Fogo Encantado
Felipão
Domingo 24/06
George Silva & os Pariceiros
Nanara Belo
Capim com Mel
Harry Estigado
Segunda – 25/06
II Festival de Quadrilhas Juninas Capital do São João
Terça – 26/06
Magníficos
Geraldo Azevedo
Jorge de Altinho
Quarta – 27/06
Flávio Leandro
Alceu Valença
Mano Walter
Quinta – 28/06
Valdinho Paes
Manu
Marilia Mendonça
Sexta – 29/06
Ycaro & Vitório
Wagner Carvalho
Silvânia & Paulinha
Sábado – 30/06
Marzinho de Arcoverde
Carlos & Fábio
Márcia Fellipe