O Assentamento Mansueto de Lavor fica próximo à cidade de Lagoa Grande-PE, mas pertence ao município de Petrolina. De acordo com a vereadora da cidade conhecida pela produção de vinhos, Edineuza Lafaiete (PTB), cidadãos de ambos os municípios fazem moradia na localidade que fica nas mediações da BR 428. “Eu tenho uma casa, um pedacinho de terra lá na Mansueto e lá nós temos uma divisão de votos: pessoas que moram lá e votam em Lagoa Grande e outras que votam em Petrolina. São trezentos e poucos de Petrolina e cento e poucos de Lagoa Grande”.

Segundo a parlamentar, o interesse em comum por obras em uma estrada do Assentamento une toda a população. Sendo assim, ela disse que procurou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Petrolina para fazer o pedido de melhorias ao gestor da pasta Zé Batista da Gama. “Eu estive no gabinete dele pedindo que ele fizesse um projeto aqui do assentamento Mansueto de uma estrada onde a gente tem um acesso muito ruim e eu pedi a ele esse projeto e ele se prontificou a fazer”, disse Edineuza em pronunciamento ao Nossa Voz por telefone.

O pedido até o momento não foi atendido. O secretário explicou que por se tratar de um assentamento é preciso de uma verba proveniente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), que é uma autarquia federal da Administração Pública brasileira. Entretanto, Zé Batista não afirmou se foi realizada a solicitação ou se existe uma previsão de melhorias no local.

Os dois políticos voltaram a se encontrar em um evento realizado na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), em Petrolina, na segunda-feira, dia 21. Acompanha de outras autoridades, Edineuza cobrou do secretário uma solução para a estrada. Foi ai que teve início um bate boca entre os dois. “Ele não me reconheceu. Ai eu disse: ‘mas rapaz, você não lembra do projeto…’ ai ele respondeu ‘você quer saber de uma coisa? Você é vereadora de Lagoa Grande, não é do município de Petrolina não’. Mandou eu ir para a @#$%&. Eu fiquei tão triste com a postura dele”, contou.

O secretário, por sua vez, contestou a versão da parlamentar. “A senhora está mentindo. Eu tenho testemunha que a senhora disse que eu era secretário de @#$%&. Ai eu disse: ‘@#$%& é você’. E eu continuou dizendo: a senhora está mentindo. Seja digna, tenha dignidade. […] eu disse que a senhora procurasse o seu Secretário de Agricultura para fazer os seus projetos lá. A minha postura é essa, você pisou nos meus calos. A resposta é essa. […] e outra coisa: eu não tenho obrigação de fazer projeto em Lagoa Grande não”, defendeu-se.

De acordo com Edineuza, o pedido feito por ela não tinha conotação política. “Como eu resido lá a população me cobra e eu pedi a ele com toda a educação, não foi como política não. E ele realmente me prometeu, mas ontem eu não sei o que aconteceu. Eu disse a ele ‘Zé batista tudo bem. Eu sou de Lagoa Grande’. Ai ele disse ‘você é @#$%&’”, afirmou. Insatisfeito com as acusações, Zé Batista rebateu: “Você tem resposta à altura”, finalizou.

Grande Rio FM