Ontem, 25, em pleno feriado em Lagoa Grande, o prefeito de Lagoa Grande, PE, Vilmar Cappellaro, se reuniu com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) na cidade de Petrolina para participar da assinatura do Termo de Cooperação Técnica e adesão ao projeto Cidade Pacífica. Participaram do encontro os promotores de Justiça de Petrolina, Érico Santos; de Cabrobó e Orocó, Thiago Sales; de Lagoa Grande, Cintia Granja; de Santa Maria da Boa Vista, Tanúsia Santana, além de outros prefeitos e a secretaria da Assistência Social de Lagoa Grande, Eliene Martins.
Desde que tomou posse, o prefeito preocupado com o bem estar da população mesmo com poucos recursos tem investido em dezenas de ações como investimentos em mais iluminação com luminárias de LED em todo o município; investimentos no esporte/cultura/turismo; parceria com a polícia militar na realização do PROERD e mais segurança municipal “Grande parte das ações propostas pelo MP já estão sendo realizadas na cidade, mesmo sem ter tido nenhum tipo de termo apenas, por uma questão de responsabilidade social nossa e de nossos secretários com a gestão em parceria com a sociedade, a polícia militar e agora com este apoio do Ministério Público ganhamos mais um importante aliado para que a população tenha uma cidade pacífica” ressaltou Cappellaro.
Por intermédio da promotoria local juntamente com os secretários, empresários e população, o prefeito ainda pretende implementar outros eixos do ‘Cidade Pacífica’. “O projeto está sendo levado até diversas cidades do interior e nosso objetivo é criar um grande debate, envolvendo a sociedade civil e demais atores públicos sobre segurança pública”, disse o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros.
Segundo ele, um índice de cidades pacificadas irá ranquear os municípios mais seguros do Estado. Os municípios que atingirem as metas receberam do MPPE uma certificação que gera, além das conquistas no combate à criminalidade, a possibilidade de obter recursos públicos e privados para investimentos na qualidade de vida dos cidadãos. O ‘Cidade Pacífica’ é fruto do Pacto dos Municípios pela Segurança Pública, projeto lançado pelo MPPE em 2013, que teve adesão de 73 municípios pernambucanos e foi vencedor do Prêmio Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em 2015, na categoria Diminuição da Criminalidade.
ASCOM