O atraso em repasses de edições antigas do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) voltou a motivar pronunciamento do líder da Oposição, deputado Sílvio Costa Filho (PRB). Nesta quinta (5), o parlamentar pediu que o Governo do Estado “pague suas contas com as cidades”.
O pronunciamento aconteceu por ocasião da realização, nesta quinta, do Congresso Pernambucano dos Municípios, organizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). “O Estado ainda deve mais de R$ 280 milhões desde as edições de 2014 e 2015”, queixou-se o oposicionista, lembrando que não houve novas versões do programa desde então. “Os prefeitos se comprometeram a fazer obras nas suas cidades e agora têm de ficar com o pires na mão para conseguir pagá-las”, lamentou.
O FEM prevê repasses do Estado às cidades para investimentos em áreas como infraestrutura, educação, saúde e segurança. Costa Filho cobra providências do Governo para que a iniciativa seja retomada desde o início da atual gestão. “Porque é ano eleitoral, novas promessas deverão ser requentadas. O que esperamos do governador Paulo Câmara são respostas concretas”, protestou. “Investir nos municípios é gerar emprego e renda para a população”, concluiu.