Durante a Reunião Plenária desta quarta (18), o líder do Governo na Alepe, deputado Isaltino Nascimento (PSB), leu nota oficial em que o Executivo estadual lista as ações tomadas até o momento para atender as vítimas das enchentes em Bodocó (Sertão do Araripe). Segundo o parlamentar, um gabinete especial foi montado na cidade para atender as demandas apresentadas pela Prefeitura.

“Não há mais nenhuma pessoa desalojada em Bodocó. O Estado, juntamente com a Prefeitura, trabalhou e fez com que todos que estavam nessa condição pudessem voltar aos seus lares”, afirmou, citando que o número de famílias desabrigadas caiu de 176 para 69. Ainda de acordo com o documento lido pelo governista, os fornecimentos de água e luz já foram normalizados e as aulas retomadas em quase todas as escolas, estando ainda algumas unidades aguardando a conclusão dos trabalhos de limpeza.

“Quanto à ponte sobre o Rio Pequí, a equipe técnica do DER avaliou que o equipamento possui uma rachadura na laje do vão central, o que compromete totalmente a estrutura. Uma segunda avaliação será possível apenas quando o nível da água baixar”, orientou. Sobre os atendimentos na área da saúde, o parlamentar informou que os casos de urgência e emergência estão sendo encaminhados para o Hospital Regional de Salgueiro. “Não há nenhum tipo de desatenção. O Estado deslocou equipes técnicas para o município a fim de garantir a atenção necessária às famílias”, disse.

A deputada Socorro Pimentel (PTB) questionou os dados apresentados, em aparte.  Segundo a petebista, que já havia tratado do assunto na última segunda (16), há 221 pessoas desalojadas reunidas em escolas municipais, as quais estão sendo atendidas por paróquias. “As chuvas foram na última quinta (12) e, até o momento, nem o governador, ou mesmo um secretário, foram a Bodocó sequer para prestar solidariedade ao povo”, criticou.