A mensagem que os alunos da rede municipal de ensino de Lagoa Grande, no Sertão São Franciscano quiseram passar na última sexta-feira, 20, na caminhada no centro da cidade e em Vermelhos era muito clara: O Bullying é um problema social da família, da sociedade e da escola!. Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que pode causar danos físicos e psicológicos. O termo surgiu a partir do inglês bully​, palavra que significa tirano, brigão ou valentão. No Brasil é traduzido como o ato de bulir, tocar, bater, socar, zombar, tripudiar, ridicularizar, colocar apelidos humilhantes, etc. Estas práticas não deixam de ser atos de violência, em seu contexto físico e psicológico. Geralmente é feito em duplas contra uma pessoa retraída que não consegue se defender. Esta intimidação exagerada é praticada na família, na escola, na igreja e na sociedade.

Por mais que a direção e professores das escolas estejam atentos e vigilantes o bullying no recinto escolar ainda é muito frequente. O manifesto de ontem, organizado pela Prefeitura, via secretaria da Educação, teve o objetivo de socializar as informações na busca da conscientização, prevenção e mostrar a população sua abrangência e a necessidade de medidas de prevenção. Para o prefeito Vilmar Cappellaro, “A participação das crianças e da população é de grande importância, uma vez que ajudará a divulgar e a combater esse tipo de agressão que acontece, infelizmente, com frequência. Envolver os munícipes, os pais e a comunidade tem grande relevância para o meio educacional” frisou.

Além do prefeito, o secretário da Educação e diversos outros secretários municipais, diretores e coordenadores deram apoio ao ato. Para a justiça brasileira, o bullying está enquadrado em infrações previstas no Código Penal, como injúria, difamação e lesão corporal. Ainda não existe uma lei específica que puna os agressores com o devido merecimento. Os casos que envolvem crianças ou adolescentes são tratados e puníveis pela lei 8.069/90 – ECA.

ASCOM