A deputada Laura Gomes (PSB) comunicou, nesta quinta (22), que protocolou Voto de Protesto em repúdio a uma declaração da desembargadora Marília Castro Neves, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Em uma rede social, a magistrada ridicularizou uma professora com síndrome de Down. Manifestações de Castro Neves na Internet vieram à tona após ela ter divulgado mentiras sobre a vereadora carioca Marielle Franco, morta a tiros na semana passada.
“É importante nos indignarmos contra a atitude de uma pessoa que tem o dever de disseminar o respeito”, sublinhou Laura Gomes, lembrando que o assuntou já havia rendido pronunciamento de Odacy Amorim (PT), nessa quarta (21). “Somos testemunhas do esforço da sociedade civil, movido principalmente pelos pais e mães, para incluir as pessoas com deficiência. É preciso que a desembargadora pague pelo que fez”, disse a parlamentar.
Racismo – Laura Gomes aproveitou o tempo na Tribuna para parabenizar o Governo do Estado pelo lançamento, no Palácio do Campo das Princesas, do Programa de Combate ao Racismo Institucional. Ontem, Dia Internacional contra a Discriminação Racial, o Poder Executivo expediu decreto para instituir a iniciativa – que pretende articular órgãos estaduais em programas voltados ao respeito à diversidade racial. “É mais um modo de Pernambuco registrar a nossa rejeição à injustiça, ao preconceito e ao racismo”, observou a deputada.