Atendendo ao convite da Associação Comunitária dos Agricultores da Malhada Real (08), equipe técnica do Canto Mãe Coruja de Lagoa Grande participa do “Dia da Mulher” na 2ª feira da comunidade de Malhada Real.
A feira consiste em promover exposição da produção da agricultura familiar, realizar palestras com diversos temas importantes para os agricultores e agricultoras.
A dificuldade de acesso aos serviços públicos é um dos principais problemas da área do campo.
Com esta ação, as profissionais do Programa Mãe Coruja tiveram oportunidade de conhecer melhor a realidade local da mulheres cadastradas, fortalecer as ações do Programa, orientar uma lactante em inicio da amamentação a fazer a pega correta, e o mais emocionante, ver os olhos e sorrisos daquelas mulheres ao ouvir palavras motivadoras ao receber uma rosa. Elas ainda tiveram acesso aos cuidados de saúde e beleza.
O destaque da feira foram as mãe corujas da Comunidade do Riacho do Recreio que após Oficina de plantas Medicinais promovido pelo (IPA) Instituto Agronômico de Pernambuco em parceria com o Programa Mãe Coruja, colocaram seus conhecimentos em prática e expuseram Sabonete medicinal de Aroeira, farinha de semente de abobora, desodorante de limão, e as mudas das plantas para venda.
A feira também foi importante para agricultora e mãe coruja da fazenda Tanque Lady Laura Leite que comercializou seus belos trabalhos em crochê.
Como destaca a (ONU) Organização das Nações Unidas, empoderar mulheres e promover a equidade de gênero em todas as atividades sociais e da economia são garantias para o efetivo fortalecimento das economias, o impulsionamento dos negócios, a melhoria da qualidade de vida de mulheres, homens e crianças, e para o desenvolvimento sustentável.
Texto: Profissionais do Canto Mãe Coruja de Lagoa Grande. Gicélia Maria e Mailza Valgueiro