O Grupo de estudos e pesquisa em atividade física adaptada- GEPAFA da UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO segue com inscrições abertas para a prática de canoagem para crianças e adolescentes com síndrome de Dow.
Para participar das aulas, os alunos precisam ter diagnóstico de síndrome de Down, ter entre 06 e 14 anos e estar devidamente matriculados. Para inscrição, os pais ou responsáveis deverão se dirigir ao colegiado de educação física da UNIVASF-Campus Petrolina, das 14 ás 20 H até 14/03.
Os alunos realizarão avaliação antropométrica, testes motores e aulas de canoagem. As aulas acontecerão na piscina do complexo esportivo da UNIVASF- Campus Petrolina duas vezes por semana em dias e horários a combinar com os pais ou responsáveis. Serão disponibilizadas 20 vagas.
Sobre o GEPAFA:
É um grupo de pesquisa e de trabalho que apresenta-se como instrumento para desenvolver as competências necessárias ao profissional de Educação Física e de áreas afins para atuar com pessoas com deficiência, entre elas, a organização do ambiente, os conhecimentos específicos sobre a deficiência e também relacionados à aprendizagem, ao desenvolvimento motor e às metodologias de ensino. Além disso, espera-se promover mudanças de comportamento e atitudes, por meio de tipos variados de experiências que permitam os integrantes do grupo vivenciarem um aprendizado significativo.
Atualmente, o grupo realiza a oferta da prática de paracanoagem para pessoas com deficiência física na região do Vale do São Francisco, elaboração de cartilhas para promover adesão a práticas de atividades físicas por pessoas com deficiência, elaboração de material acadêmico referente à Educação Física Adaptada, acompanhamento e monitoramento de atletas paralímpicos da região do Vale do São Francisco.
O GEPAFA atua em três linhas de ação: esporte adaptado; inclusão; desenvolvimento motor e maturação de crianças e adolescentes com deficiência
Maiores informações:
https://gepafaunivasf.wixsite.com/gepafa
Contato: 87/988126076 Natanael Barros
87/999351343 Leonardo Gasques( Professor e coordenador do grupo)