Pelos próximos seis meses, 37 alunos da Rede Pública Estadual oriundos de 18 municípios pernambucanos estudarão no Chile por meio do Programa Ganhe o Mundo (PGM). O governador Paulo Câmara acompanhou, hoje, o embarque dos estudantes ao país, no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, na Imbiribeira. O programa dá oportunidade de os jovens cursarem um semestre letivo em escola de High School, proporcionando o aprimoramento da língua estrangeira. Ao todo, 1.035 alunos terão viajado ao final desta 7ª edição do programa, sendo 485 somente neste primeiro semestre. Entre os países já contemplados estão Estados Unidos, Nova Zelândia, Canadá, Alemanha, Austrália e Espanha. Ainda haverá embarques para a Argentina e para a Colômbia.

“O Ganhe o Mundo tem feito a história e a vida de muitos alunos. Eles vão para essa experiência e voltam dominando uma segunda língua, conhecendo uma nova cultura e sabendo que podem realizar sonhos e que estarão preparados para os desafios do mundo. É só se dedicar, estudar, que as oportunidades aparecem e o Governo de Pernambuco motiva isso. Mais de seis mil pernambucanos já ganharam o mundo e, com certeza, vão ganhar muito mais”, afirmou o governador Paulo Câmara.

O governador também destacou a importância das relações que são estabelecidas a partir dessa experiência. “Os alunos criam uma rede de relacionamentos que vão levar para a vida. No mundo globalizado em que vivemos, isso vai facilitar muito a vida deles e, com certeza, todo aluno que teve a oportunidade de participar do Ganhe o Mundo, sabe que isso ajudou muito na sua formação e que está transformando sua vida”, concluiu.

Além da oportunidade de estudar um semestre fora do Estado, o programa de intercâmbio do Governo de Pernambuco oferece aos estudantes seguro saúde internacional, passagens aéreas, acomodação em casa de família (host family) com todas as refeições garantidas, além de uma bolsa mensal. Todos os estudantes embarcados pelo PGM também recebem malas de viagem doadas pela Companhia Pernambucana de Gás – Copergás, uma das parceiras do programa.

O secretário de Educação, Fred Amâncio, comentou que, ao mesmo tempo em que estão sendo realizados os últimos embarques da 7ª edição, a pasta já está se preparando para os próximos, com a seleção de novos alunos. O gestor também destacou que o programa passou a abranger mais estudantes de mais escolas. “Começamos a perceber que o Ganhe o Mundo está tendo uma maior amplitude e chegando a todas as escolas. Isso é muito bom, pois incentiva não apenas um grupo de estudantes, mas todos os estudantes, estimulando todos os alunos a se esforçarem cada vez mais”, pontuou Fred.

Entre os alunos que embarcaram para o Chile está Mirtis Karolayne, de 17 anos. A jovem irá ao exterior pela primeira vez e já sabe que o intercâmbio lhe proporcionará boas experiências. “Com certeza, essa oportunidade vai me ajudar porque ter outra língua no mercado de trabalho, hoje, é um diferencial. É um prazer muito grande ter essa oportunidade porque é um sonho meu conhecer outros países, línguas, pessoas e culturas diferentes. Então, é um privilégio receber essa oportunidade que o Ganhe o Mundo e o Governo de Pernambuco estão me dando”, comemorou Mirtis.