Em Pernambuco já se viu de tudo. Dessa vez foi a chuva de granizo que aconteceu na noite da última terça-feira (13) em Petrolina. Nas redes sociais, internautas aparecem chocados com as pedrinhas caindo do céu.

 Tempo 

O meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Thiago do Vale, explicou ao NE10 Interior que o fenômeno é atípico e ocorreu por conta do calor na superfície que fez com que a umidade presente desenvolvesse muito rápido a formação de nuvens frias de desenvolvimento vertical que veio acompanhada de chuvas fortes e ventos de até 75km/h, que é considerada uma velocidade alta.

“O calor intenso fez com que o granizo caísse. É raro mas acontece”, explica o meteorologista.

Mais uma vez no verão

Nos últimos três anos, o Sertão de Pernambuco passou por diversas chuvas de granizo. Em fevereiro de 2016, várias cidades foram atingidas. O município de Belém do São Francisco a chuva foi bem distribuída e forte.

No mesmo ano, os moradores da região do Agreste, principalmente dos municípios de Garanhuns e Pedra, relataram precipitações fortes e até chuva de granizo. E em 2014, a chuva foi ainda mais forte. A chuva foi acompanhada de rajadas de vento derrubou árvores e postes e deixou algumas áreas do município sem energia.