O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rebateu as afirmações do líder norte-coreano Kim Jong-un sobre ter um botão nuclear em sua mesa. A diferença apontada pelo republicano diz respeito ao tamanho e poder entre o botão de Washington e o de Pyongyang.

Trump usou a sua conta no Twitter para mandar uma mensagem para Kim. “O líder norte-coreano Kim Jong Un apenas afirmou que o “Botão Nuclear está em sua mesa em todos os momentos”. Alguém de seu regime abatido e faminto por comida, por favor, [deve] informá-lo de que eu também tenho um botão nuclear, mas é muito maior e mais poderoso do que o dele, e meu botão funciona!”, escreveu.

A fala de Trump vem pouco mais de 48 horas após Kim abordar o poder nuclear norte-coreano como uma realidade, e não uma ameaça, clamando para que os EUA reconheçam o status de potência nuclear de Pyongyang – o que Washington já declarou que não o fará.

“O botão nuclear está sempre na minha mesa. Isto não é chantagem mas a realidade”, afirmou o líder da Coreia do Norte, em seu discurso de Ano Novo para a população do país.

A troca de farpas entre Trump e Kim foi uma tônica ao longo de 2017, e o tom não parece que será alterado em 2018.

Especula-se que a Coreia do Norte deverá levar a cabo um novo teste balístico em breve, ao passado que os EUA se recusam a adiar os exercícios militares anuais que realiza com a Coreia do Sul, e que neste ano estão marcados para o mesmo período dos Jogos Olímpicos de Inverno, que o sul da península recebe em fevereiro.