A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um condutor, de 36 anos, nesse sábado, dia 13, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.

O motorista foi parado em uma blitz da PRF, por volta das 09:30, para fazer o teste do bafômetro, no entanto, se recusou a realizar e, ainda, ofereceu dinheiro ao agente federal, segundo Nayn Neto.

O condutor foi preso pela Polícia Federal e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil (DPC) para serem tomadas as medidas cabíveis.

Multa de Trânsito

O teste do bafômetro é utilizado pela PRF para estabelecer se o motorista cometeu o crime, que se enquadra no Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), onde determina a aplicação de teste de alcoolemia, para aferir a presença de substâncias psicoativas, elementos que são capazes de alterar a capacidade psicomotora do condutor.

Caso haja mais de 6 decigramas de álcool na corrente sanguínea do motorista, ou 0,3 miligramas de álcool por litro de ar alveolar, a conduta criminosa leva a uma penalidade administrativa, que gera a suspensão do direito de dirigir pelo prazo de 12 meses, acrescida da multa, que para o condutor que dirige embriagado ou se recusa a passar pelo teste de alcoolemia, é estipulada em R$ 2.934,70