Acabou a expectativa de mais de 1,9 milhão de pessoas que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma online que reúne 239.716 vagas de graduações em 130 instituições públicas do País. As listas com os nomes dos aprovados já podem ser consultadas
Aqueles que foram classificados devem ficar atentos ao calendário de matrículas. Começam oficialmente amanhã e seguem até 7 de fevereiro, de acordo com o cronograma de cada instituição participante. Nas três maiores universidades de Pernambuco – UFPE, UFRPE e UPE – os futuros universitários terão que comparecer para se matricular somente na próxima semana, entre os dias 5 e 7 de fevereiro.
Vale destacar que não há data reservada para retardatários. Quem perder a matrícula também perderá a vaga. É importante que os estudantes providenciem a documentação com antecedência para evitar imprevistos de última hora. Nos sites das universidades há a lista de documentos exigidos. Cotistas precisam apresentar declarações específicas.
Vestibulandos que não foram aprovados e que têm interesse em participar dos remanejamentos precisam se inscrever na lista de espera a partir de hoje até o dia 7 de fevereiro. O mesmo vale para o candidato classificado na sua segunda opção de curso e que pretende continuar concorrendo na primeira opção.
A UFPE e a UPE divulgarão o primeiro remanejamento na sexta-feira seguinte ao Carnaval, dia 16 de fevereiro. A UFRPE não informou ainda quando vai publicar a segunda lista de aprovados. Na UFPE, cerca de 40% das vagas não são preenchidas após a primeira matrícula do Sisu. Na UPE são aproximadamente 50%.
“Disponibilizamos 6.952 vagas no Sisu. Se for mantida a tendência de outros anos, teremos mais de 2.500 candidatos que vão ser convocados pelos remanejamentos”, observa o pró-reitor acadêmico da UFPE, Paulo Goes.
No último balanço divulgado pelo MEC, ao meio-dia de sexta-feira, 1.954.849 candidatos haviam se inscrito, totalizando 3.793.667 inscrições (cada pessoa poderia se inscrever em até dois cursos). Medicina, direito e administração foram os cursos mais procurados. Em Pernambuco, o número de inscrições chegou a 251.676.(JConline)