O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores decidiu em sua última reunião (nos dias 15 e 16 de dezembro), que a defesa da democracia e da realização de eleições em 2018 será o foco do partido em 2018, anunciou a deputada Teresa Leitão (PT), no Pequeno Expediente desta quarta (20). Segundo a parlamentar, a tentativa de impedir o ex-presidente Lula de se candidatar e a proposta de implantar o parlamentarismo são algumas das ameaças ao processo democrático no Brasil.
“Queremos saudar a todos os que estão conosco nessa luta, que em seu primeiro estágio vai até o dia 24 de janeiro de 2018, quando haverá um novo julgamento de Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, mas pode ser prorrogada até que de fato a democracia seja restaurada do nosso País”, declarou a parlamentar. “Quem quiser derrotar Lula que o enfrente nas urnas, e não por outros artifícios. Lula é maior do que o PT, e isso é um orgulho para o partido, não um problema”, considera.
Teresa Leitão também citou que uma proposta que cria a figura do primeiro-ministro no Brasil foi protocolada no Senado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. “Fazem isso como se o Brasil já não tivesse rejeitado o parlamentarismo em um plebiscito. Imaginem o que seria um parlamentarismo com o Congresso que temos hoje?”, questionou.