Marina Silva anunciou na tarde deste sábado (2) que voltará a disputar a Presidência da República por seu partido, Rede, em 2018. Apesar da movimentação da acriana, Lula e Bolsonaro seguem disparados na nova pesquisa de intenção de votos do Datafolha, divulgada poucas horas depois do anúncio de Marina. O levantamento ouviu 2.765 pessoas nos dias 29 e 30 de novembro, em 192 cidades do país e tem margem de erro de dois pontos para cima ou para baixo.
Em um cenário com Michel Temer (PMDB), Joaquim Barbosa (Sem partido), Ciro Gomes (PDT) e Henrique Meirelles (PSD), ministro da Fazenda que já declarou querer ser presidente, Lula, o líder, teria 34% dos votos, segundo a pesquisa. Bolsonaro aparece com metade disso, 17%, o que representa oito pontos percentuais a mais do que Marina, que por sua vez está três pontos à frente de Geraldo Alckmin. O governador de São Paulo, provável nome do PSDB na disputa, surge empatado com Ciro Gomes.
Os outros citados estão mais abaixo na pesquisa. Joaquim Barbosa tem 5% das intenções de voto, Álvaro Dias (PODEMOS) tem 3%, Manuela D’Ávila (PCdoB) 1%, Temer 1%, Meirelles 1% e Paulo Rabello de Castro (PSC) figura com 1%. Outros 2% não sabem e 12% votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos.
Em um cenário sem Marina, Temer ou Meirelles, mas com Joaquim Barbosa e Guilherme Boulos (sem partido), Lula dispara e chega a 37%. Bolsonaro sobe um ponto, assim como Ciro Gomes, que chega a 7%. Alckmin ganha dois pontos e vai a 8%. O ex-ministro do STF fica com 6%, Álvaro Dias com 4%, Manuela D’Ávila tem 1%, Boulos surge com 1% e Paulo Rabello de Castro (PSC) com 1%. Outros 3% não sabem em que votar e 14% declaram voto em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. (Fonte/foto: Veja.com)