A Petrobras anunciou nesta terça-feira (28) redução de 2,3% no preço da gasolina nas refinarias a partir de quarta-feira (29). O diesel, por outro lado, subirá 0,3%. Na véspera, a estatal havia subido os preços da gasolina em 1,8% e diminuído os do diesel em 0,2%.
Na semana passada, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) divulgou que o preço médio da gasolina havia atingido um novo recorde nos postos ao atingir 2,6% e superar a marca de R$ 4,00 por litro. Foi o terceiro recorde semanal seguido dos preços da gasolina no país.
A nova política de preços da Petrobras, anunciada no dia 29 de junho deste ano, busca seguir de perto as cotações internacionais do petróleo, que na sexta-feira (24) atingiram o maior nível em mais de dois anos nos Estados Unidos. Desde que os reajustes diários de preços foram adotados, há cerca de cinco meses, o preço da gasolina já subiu 24,82%, e os do diesel, 23,77%.
As variações dos preços da petroleira estatal não necessariamente impactam imediatamente os preços nos postos de combustíveis, uma vez que o repasse depende da cadeia de distribuição e vendas. (fonte: UOL)