O Prefeito de Santa Maria da Boa Vista Humberto Mendes (PTB) anunciou na manhã desta terça (31) a demissão de contratados comissionados e funções gratificadas na prefeitura do município.  O  anúncio foi feito numa coletiva de imprensa no gabinete do gestor que afirmou ser necessário os cortes para equilibar as contas e honrar com os compromissos de final de ano junto aos servidores contratados e fornecedores.

A decisão está publicada em portaria de nº067/ 2017 de 31 de Outubro de 2017 válida na data de sua publicação. Mais de 400 cargos contratados foram afetados, além de cerca de 130 comissionados que serão diretamente atingidos  segundo o executivo.  Sobre a decisão, o prefeito afirmou que foi  inevitável e usou o exemplo de outros municípios que passam por dificuldades financeiras na região e já anunciaram cortes.

O prefeito ainda garantiu que nenhum serviço essencial à população será interrompido ou suspenso.  Ainda sobre as festas de fim de ano Humberto Mendes informou que se acontecer será num formato mais tímido ”. O prefeito informou também que alguns cortes poderão ser revistos sem prejudicar o ajuste das contas.  Humberto Mendes usou por diversas vezes a palavra “compreensão” por parte dos servidores atingidos pelos cortes e também destacou que “ não é uma medida fácil, mas é necessária ” .

Com os cortes o prefeito Humberto Mendes chegou a estimar uma econômia em torno de R$ 350.000,00 ( trezentos e cinquenta mil reais ) ao mês. Sobre processo seletivo o prefeito informou que está em estudo um processo, para se tentar trabalhar com o “ o mínimo necessário ” de pessoal , visando melhorias já em 2018. Sobre o secretariado o prefeito disse que é momento de avaliar funções e afirmou que está sendo tratado mudanças nas pastas junto aos secretários.

ASCOM