Mesma agência já havia sido assaltada em julho. Foto: Rodrigo Carvalho/Esp.DP

Diário de Pernambuco

Seis suspeitos invadiram a agência do banco Itaú, na tarde desta quarta-feira, na Avenida Dezessete de Agosto, em Casa Forte, levaram dinheiro dos caixas de atendimento, celulares e outros pertences de clientes e funcionários e, ainda, fugiram roubando a moto de um dos atendidos. A mesma agência, de acordo com o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, já havia sido assaltada, nos mesmos moldes, em julho passado. O mais surpreendente é que os assaltantes portavam uma arma de airsoft, de brinquedo, utilizada para jogar paintball.

“O detector de metais estava graduado ao ponto de bloquear chaves. A arma só pode ser de brinquedo. Até mesmo polímero seria barrado. Foi um crime bem orquestrado e que não durou muito tempo”, detalhou o secretário Jurídico do Sindicato dos Bancários, João Rufino.

Por volta das 15h, dois homens entraram na agência se passando por clientes. Minutos depois, um terceiro integrante da quadrilha, munido da arma de brinquedo, invadiu o banco e entrou em luta corporal com o vigilante da área de autoatendimento. Ele conseguiu render o trabalhador e pegar sua arma, de verdade. Outros dois suspeitos foram para a área de gerência e renderam o vigilante do setor. Um outro elemento ficou do lado de fora para dar cobertura ao bando. Os clientes que não sabiam o que estava acontecendo continuaram a entrar no Itaú e também foram lesados.

“O que vimos na filmagem é que o assalto foi progressivo. Cada um dos assaltantes entrou em um momento. Eles levaram pertences de clientes e funcionários, armas dos vigilantes e pouco dinheiro que estava à disposição nos caixas”, continuou o sindicalista. “Na fuga, um deles ainda chegou a render um cliente e roubar a moto dele para escapar”.

A agência do Itaú abordada tem câmeras de segurança, e o material será repassado à Delegacia de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) para auxiliar nas investigações. Somente este ano, já foram registradas 141ª investida contra bancos no estado. Na manhã desta quarta, uma agência foi explodida em Lagoa do Carro.

Com informações do repórter Rodrigo Carvalho