O deputado federal Adalberto Cavalcanti (Avante/PE) participou nesta sexta-feira, 6, da inauguração do campus do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF-Sertão) em Santa Maria da Boa Vista, no sertão do São Francisco. Em seu discurso, Adalberto destacou que a chegada do novo campus é fruto de um legado importante dos governos Lula e Dilma que promoveram a expansão dos institutos federais em todo o Brasil.

“Não podemos deixar de reconhecer que foi com o ex-presidente Lula e depois no governo da presidente Dilma que os institutos federais foram ampliados, passando de 140 até 2002 para 422 unidades ao final de 2014. E fico feliz em ver o trabalho importante e correto que o ministro Mendonça Filho vem fazendo, concluindo as obras e entregando novas unidade de ensino, dando continuidade a esse importante legado”, assinalou o deputado.

O ministro frisou em seu discurso que não deixa de reconhecer esse avanço e que quando assumiu o Ministério da Educação, procurou concluir obras que haviam sido iniciadas e novos investimentos foram feitos. Conforme Mendonça Filho, mais recursos chegarão em breve como a liberação de mais de R$ 5 milhões para a construção das quadras poliesportivas dos campi do IF-Sertão no estado e para dá início à construção do campus de Ouricuri, no sertão do Araripe.

“Pensamos o Estado além dos governos e além das pessoas. Aqui em Santa Maria da Boa Vista trouxe quando governador, a única escola em tempo integral da cidade até hoje. Para mim, só avançaremos em busca de um País melhor, por meio da educação. Aqui ou em outras ações, temos que buscar trabalhar e proporcionar aos jovens, novos sonhos e novas oportunidades”, enfatizou o ministro.

O ato contou com a presença também da reitora do IF-Sertão, professora Leopoldina Veras, direção, professores e alunos da unidade em Santa Maria. Prefeitos da região e demais autoridades, também estiveram presentes na inauguração.