O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), Roberto Montezuma, esteve nesta terça-feira (5) em Petrolina, no Sertão do estado, para falar sobre a nova agenda urbana da ONU-Habitat, programa das Nações Unidas para os assentamentos humanos, e o papel das redes urbanas na efetiva transformação das cidades. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores do município.
Roberto Montezuma destacou que a nova agenda urbana da ONU, lançada em 2016, é prática porque trata de assuntos de sustentabilidade que interessam a todo mundo. Um dos exemplos utilizados pelo presidente do CAU foi a economia.
“Uma cidade que não tem uma economia vibrante, ela morre. Essa economia vibrante não precisa ser uma grande economia. Ela pode ser aquela economia que o cidadão faz em qualquer que seja a crise. Precisamos ter cidades inclusivas porque somos a nona potência do mundo e nosso IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] está quase na ordem do centésimo lugar. Isso é muito ruim. Precisamos integrar todo esse processo. Para isso, a nova agenda urbana vai ajudando a construir essa cidade sustentável”, explica Montezuma.
Um dos objetivos da visita do presidente da CAU foi propor a criação de uma rede urbana em Petrolina. Ele explicou que o desenvolvimento urbano sustentável é a meta do milênio das Nações Unidas. Para que isso aconteça, segundo Montezuma, é preciso existir a colaboração de todos os agentes da sociedade.