A os 20 anos, José Emanuel da Silva já tem do que se orgulhar. Morador do bairro Antonio Cassimiro, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, ele fez bonito na 9ª edição do Campeonato Mundial de Capoeira, realizado entre os dias 24 e 26 deste mês, em Fortaleza. O petrolinense garantiu a medalha de prata.

– Pela primeira vez eu fui para um Mundial de Capoeira. Venho treinando muito, quando cheguei lá não foi fácil, me inscrevi de última hora, e no final deu certo – comera José, que pratica capoeira desde 2009.
O Mundial de Capoeira acontece a cada dois anos e, nesta edição, contou com a presença de capoeiristas de mais de 15 países. Quem incentivou José Emanuel a participar da competição foi Alexandro Costa Silva, conhecido nas rodas de capoeira como Professor Cantador.
– O professor nos convidou para disputar o mundial, confiou no meu potencial e ficou pedindo para a gente se organizar. Viajamos 14 horas, não foi fácil chegar lá – lembra José.
Medalhista no Mundial, José Emanuel já planeja outras competições. O objetivo do capoeirista é participar em 2018 do Campeonato Europeu, que será disputado na Polônia.

– Vou me preparar cada vez mais, correr atrás de patrocínio para ir ao Campeonato Europeu – projeta.
Em 2015, dois alunos do Professor Cantador também fizeram bonito no Mundial de Capoeira.
– Para mim é uma satisfação muito grande poder contribuir, incentivando a garotada. E é o que eu sempre digo a eles: vamos treinar, se dedicar que o melhor sempre chega na hora certa – diz o professor.Por GloboEsporte.com, Petrolina